Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

OMS pede para cancelar festas de natal e ano novo

Devido avanço de nova Covid-19 a OMS pediu para cancelar as festas de fim de ano

Devido aumento de caso de Covid-19 a OMS pediu o cancelamento das festas de fim de ano, para evitar mais casos (Reprodução/TV Globo)
Devido aumento de caso de Covid-19 a OMS pediu o cancelamento das festas de fim de ano, para evitar mais casos (Reprodução/TV Globo)

Devido avanço de nova Covid-19 a OMS pediu para cancelar as festas de fim de ano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu às famílias que repensem o Natal face ao rápido avanço da variante Ômicron. “Um evento cancelado é melhor que uma vida cancelada”, afirmou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Ele alertou para as aglomerações durante a época festiva que se aproxima, lembrando que elas podem levar a um “aumento de casos, à sobrecarga dos sistemas de saúda e a mais mortes” por covid-19.

“Todos nós queremos voltar ao normal. A forma mais rápida de conseguir passa pela tomada de decisões difíceis, por líderes, para defender a todos. Em alguns casos vai significar cancelar ou adiar eventos”, explicou Ghebreyesus em entrevista coletiva nessa segunda-feira.

“Um evento cancelado é melhor do que uma vida cancelada. É melhor cancelar agora e celebrar depois do que celebrar agora e lamentar depois”, afirmou.

Adhanom explicou que atualmente existem evidências de que esta nova variante está se dispersando significativamente, mais rápido” do que a estirpe anterior, a Delta, causando infeções em pessoas já vacinadas ou que se recuperaram da covid-19.

“É mais provável que as pessoas vacinadas ou recuperadas da covid-19 possam ser infectadas ou reinfectadas”, disse Tedros.

Dessa forma, a OMS considera “insensato” concluir que a Ômicron é uma variante “mais branda”. “É insensato pensar que esta é uma variante branda, que não causará doenças graves, porque com os números aumentando, todos os sistemas de saúde estarão sob pressão”, disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS. A organização deu, no entanto, alguma esperança ao considerar que a pandemia, que já causou mais de 5,6 milhões de mortes em todo o mundo, poderá acabar em 2022, se 70% da população mundial estiverem vacinados até meados do próximo ano.

“Nós esperamos que essa doença passe a ser relativamente branda, que seja facilmente prevenida, que seja facilmente tratada”, disse Mike Ryan, principal especialista em emergências da OMS. “Se conseguirmos manter a transmissão do vírus ao mínimo, poderemos acabar com a pandemia”, declarou.

Tedros também afirmou que a China – país onde o vírus SARS-CoV-2 foi detectado pela primeira vez – deve fornecer mais dados relacionados à origem da covid-19 para ajudar na futura política de combate a pandemias.

“Precisamos continuar até conhecer as origens, precisamos de nos esforçar mais porque devemos aprender com o que aconteceu para fazer melhor no futuro”, disse o diretor-geral da OMS.

“2022 deve ser o ano em que acabaremos com a pandemia”, acrescentou.

(Fonte: Agência Brasil)

Written By

Leitor voraz de tudo sobre esportes e cinema. Escrevo sobre cena musical, shows, tecnologia e cinema. Viciado em 007, Missão Impossível e Universo Marvel desde os '80. Amo futebol no estádio e torcer pelo meu Vascão.

Últimas

Twitter teve que pagar indenização milionária a ex-funcionário após ações de Elon Musk ao assumir empresa

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Apple lançou o M4 Pro: Novo chip oficial da maçã para Mac mini e MacBook Pro Apple lançou o M4 Pro: Novo chip oficial da maçã para Mac mini e MacBook Pro

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos (Ilustração) Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos (Ilustração)

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Novos cálculos elevam chances de impacto de asteroide (Foto: NASA) Novos cálculos elevam chances de impacto de asteroide (Foto: NASA)

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Presidente do Santos confirmou o interesse em Neymar Presidente do Santos confirmou o interesse em Neymar

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

The Guardian e OpenAI fecham parceria hostórica (Foto: GenAI Arte)

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs (Foto: OpenAI/Divulgação) DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs (Foto: OpenAI/Divulgação)

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Donald Trump declarou que a DeepSeek é um "chamado de alerta" para empresas americanas Donald Trump declarou que a DeepSeek é um "chamado de alerta" para empresas americanas

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

DeepSeek, laboratório chinês, revelou a receita técnica de seu modelo R1, desafiando gigantes da IA DeepSeek, laboratório chinês, revelou a receita técnica de seu modelo R1, desafiando gigantes da IA

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

DeepSeek ultrapassou o ChatGPT e se tornou o aplicativo mais baixado na App Store DeepSeek ultrapassou o ChatGPT e se tornou o aplicativo mais baixado na App Store

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...