Uma pesquisa alarmante revelou que a água do oceano está avançando quilômetros abaixo da placa glacial Thwaites, mais conhecida como “geleira do Juízo Final”. Localizada na Antártida, essa geleira, se colapsar, provocará um aumento catastrófico no nível do mar.
A nova pesquisa, que utilizou dados de radar do espaço para realizar um raio-X da geleira, revelou uma realidade assustadora: a Thwaites está muito mais vulnerável ao degelo do que se imaginava.
A infiltração de água salgada e mais quente do oceano está causando um “derretimento vigoroso” na parte inferior da geleira, o que pode significar que as projeções globais de aumento do nível do mar estão sendo gravemente subestimadas. Este estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences na última segunda-feira (20), mostra um cenário preocupante.
A placa glacial Thwaites é a mais larga do mundo, com uma dimensão comparável à da Flórida. No entanto, é a mais vulnerável e instável da Antártica, principalmente porque a terra em que se situa inclina-se para baixo, permitindo que as águas oceânicas corroam seu gelo.
Até o momento, essa geleira já contribuiu com 4% do aumento global do nível do mar. Porém, possui gelo suficiente para aumentar mais de 60 centímetros. Cientistas alertam que, como é uma barreira natural para o gelo circundante, o estrago pode ser ainda maior, levando a um aumento do nível do mar de cerca de 3 metros.
