Nos próximos dias, os aficionados por astronomia terão a chance de avistar um dos cometas mais brilhantes reconhecidos pela comunidade científica. Isto porque o 12P/Pons-Brooks se torna visível no céu noturno.
Atualmente, o Cometa do Diabo, como o chamam popularmente, está se aproximando da Terra (sem apresentar risco de colisão). Assim, pode ser avistado em algumas regiões do Hemisfério Norte com o auxílio de instrumentos.
Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons-Brooks ganhou esse apelido “diabólico” devido a uma explosão ocorrida em julho de 2023. Como resultado, deformou sua coma, a nuvem de poeira e gás que envolve seu núcleo, assumindo a forma de chifres.
O cometa está gradativamente ficando mais brilhante para a observação, atualmente com uma magnitude de 5,0 (quanto menor o número, mais brilhante é o objeto), superando até mesmo o brilho do planeta Urano em nosso Sistema Solar.
Entretanto, nos países do Hemisfério Sul, como o Brasil, o cometa só se tornará visível por volta de 19 ou 20 de abril.
Nesse período, atingirá seu brilho máximo, podendo alcançar uma magnitude de 3,0, conforme indicam plataformas especializadas de medição.
Isso significa que ele será visível a olho nu ou com binóculos, embora sua proximidade com o Sol no céu possa dificultar a observação, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa, como São Paulo.
Para localizar o 12P/Pons-Brooks no céu, aplicativos de observação de estrelas para celular, como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight, podem ser úteis, permitindo a identificação de vários objetos astronômicos, incluindo cometas.
Os cometas são corpos celestes com formação de poeira e gelo que orbitam o Sol.
Além do Cometa do Diabo, confira mais cometas que podem ser vistos neste ano
- C/2021 S3 (PANSTARRS): visível de janeiro a junho, com brilho máximo em março, observável com binóculos em céus escuros durante a madrugada.
- C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS): visível de setembro a novembro, com brilho máximo em outubro, observável no final da madrugada (início de outubro) e início da noite (final de outubro) com binóculos.
- 12P/Pons-Brooks (ou Cometa do Diabo): visível de fevereiro a junho, com brilho máximo em abril, observável com binóculos no início da noite.
- 13P/Olbers: visível de junho a agosto, com brilho máximo em julho, observável com binóculos no início da noite.
- 62P/ Tsuchinschan 1: visível de janeiro a março, com brilho máximo em janeiro, observável com binóculos durante a madrugada.
- 144P/Kushida: visível de janeiro a fevereiro, com brilho máximo em janeiro, observável com pequenos telescópios em céus escuros no início da noite.
